Sarau Literário, Artístico e Cultural organizado por alunos de Espanhol movimenta o Campus de Castanhal

“El resoar y disonar de la musicalidad de las culturas hispanohablantes” foi o tema que norteou o II Sarau Literário, Artístico e Cultural do Espanhol (SALACE), realizado por alunos dos cursos de Letras-Língua Portuguesa e Língua Espanhola do Campus de Castanhal.

 

Ramon Alexandre Silva, membro da equipe organizadora, revelou que o evento foi pensado, pela primeira vez, por alunos da turma de Espanhol 2012 para dar mais visibilidade ao curso. Já em 2016, o aluno explicou que o SALACE trouxe uma proposta diferenciada. “Esse evento é diferente do primeiro, porque reunimos alunos de várias turmas, Espanhol e Português, numa perspectiva integradora. A programação será toda em português esse ano”, contou Ramon Silva, que também falou da dinâmica dos trabalhos. “Nossa proposta é mesclar a literatura, a música, a arte de forma geral. Assim, os alunos poderão ampliar seus horizontes em relação à língua espanhola”.

 

O II SALACE foi orientado pelo professor André de Aquino, que acredita na necessidade desse tipo de proposta na universidade. “A academia precisa favorecer outras perspectivas de formação e o SALACE contempla esse aspecto, pois aqui vemos uma aproximação diferenciada com a arte, que estimula a criatividade e a criticidade do aluno”, concluiu o docente.

 

O evento reuniu palestra, comunicações orais, cinema e oficina de composição e apreciação musical e encerrou com uma cultural, com a participação do DJ Lucas Root’s e artistas convidados.

 

 

 

 

 

Texto e fotos: ASCOM – UFPA/Castanhal