Tema

Neste ano, em sua terceira edição, o evento abordará o tema "El cuento latino- americano: Quiroga y el arte de la tragedia",promovendo ao público acadêmico, o conhecimento acerca do escritor uruguaio Horacio Silvestre Quiroga Forteza famoso por seus contos, que geralmente tratavam de eventos fantásticos e de temas relacionados à selva. Como nas edições anteriores temos o objetivo de expandir o conhecimento acerca das manifestações literárias, artísticas e culturais dos povos hispanohablantes.

 

 

 

Um pouco sobre Quiroga

         O uruguaio Horácio Silvestre Quiroga Fortaleza nasceu em 31 de dezembro de 1878. É considerado o mestre do conto latino americano.

 

       Quiroga foi fértil na narrativa, sendo o conto o gênero que usou como pilar para expressar suas inquietações e medos. Como temática dominante, a morte é sempre presente em suas obras, provavelmente por influência das diversas tragédias que ocorreram em sua vida.

 

     Também pode ser chamado de "narrador da selva". Por influência da região selvagem argentina,  especificamente as províncias de Chaco e Misiones, suas obras sempre carregam algum elemento da natureza. Tal

elemento muitas vezes tem uma estreita relação com a morte. A selva é uma terrível metáfora do inevitável destino humano.

     A tragédia esteve presente na vida do autor, até mesmo em seu último dia de vida. Após saber que padecia de uma grave doença decidiu pôr fim à sua própria vida.